Stephanie Diniz

Stephanie Diniz é Bacharel em Direito e apaixonada por moda. Formou-se em Consultoria de Imagem e Etiqueta Social pelo SENAC São Paulo e coolhunting pela Panamericana – Escola de Arte e Design.

por que você deveria se importar com a sua imagem

por que a sua imagem importa - autoimagem - identidade visual - allure consultoria de imagem

A vida é corrida, os afazeres são inúmeros, o tempo é curto e a cabeça vive cheia. Parece que na maior parte do tempo estamos vivendo no automático e, em razão disso, sua identidade visual é uma das coisas que menos importa nestes momentos onde olhar para si é dispensável. Talvez seja melhor você rever esse conceito.

Sua imagem deve ser levada em consideração, primeiramente, para o seu próprio benefício. Sabe aquele dia que você acorda disposta, cheia de energia e com a autoestima elevada? Mesmo que esses dias sejam mais raros, será neles que você gastará um pouquinho mais do seu tempo para se deixar ainda melhor. São nestes dias que você vai caprichar um pouco mais na maquiagem, tentar algo novo no cabelo e usar aquelas peças que você sabe que te deixam bem e segura. Mesmo que essas ocasiões sejam infrequentes, é nelas que você deve se inspirar para buscar o melhor de si todos os dias. A começar pela sua imagem.

O contato visual é o mais poderoso meio de comunicação não verbal e não deve, de forma alguma, ser subestimado. Quando olhamos alguém que não conhecemos, poucos segundos bastam para tomarmos decisões a respeito dessa pessoa. Muito além e “julgar pela aparência” este é um comando natural da nossa consciência, talvez até como um mecanismo de defesa para nos afastarmos do perigo ao ligarmos algum sinal de alerta, por exemplo, ou simplesmente para tratamentos sociais básicos, como a maneira de falar, como escolhemos nos dirigir a este indivíduo etc. Podemos, igualmente, buscar análises mais profundas sobre alguém apenas pela sua aparência, como por exemplo, o nível de confiança que esta pessoa te passa, credibilidade, escolaridade, profissão, nível social, estilo de vida e assim por diante.

Pode parecer superficial e até cruel que alguém seja alvo de observações tão delicadas apenas com olhares, mas lembre-se de que estamos tratando aqui de uma comunicação não verbal, ou seja, você ainda não conhece esta pessoa profundamente para tomar decisões e fazer análises acertadas a seu respeito. E obviamente todas as classificações que fizermos a respeito de um indivíduo apenas com uma observação superficial podem se alterar totalmente a partir do momento que passamos a conhecê-lo, mas, ainda em algumas situações, sua imagem vai ser determinante para tomadas de decisões importantes, como contratações de produto ou serviço, entrevistas de emprego, promoções profissionais etc.

por que a sua imagem importa - autoimagem - identidade visual - allure consultoria de imagem 2

Então não pense que cuidar da sua identidade visual é apenas questão de gosto ou classificação do grau de importância que isso tem na sua rotina. Comece a tratar a sua imagem como algo que realmente vale a pena, tanto para ocasiões momentâneas e corriqueiras, como para benefícios a longo prazo. Em especial, cuide da sua imagem para seu próprio bem. Exercite-se a tratar o seu reflexo de modo que você se sinta segura e confortável com o que vê e para que as pessoas ao seu redor enxerguem exatamente o que você quer que elas atribuam a você.

Sentir-se bonita e querer ser reconhecida também por isso não é desvio de caráter ou característica de pessoas fúteis, muito pelo contrário: aprenda que uma imagem bela e centrada vai muito além dos olhares encantados (seu e dos outros), já que um visual minimamente trabalhado gera atributos como credibilidade e confiança que, na grande maioria das vezes, se transformam em benefícios palpáveis, como trabalho, bons relacionamentos (profissionais, amorosos, familiares, de amizade etc.), elevação do nível da sua autoimagem (ou seja, como você se enxerga) e uma série de ganhos que vão ser obtidos sem muito esforço. Aqui, vale um adendo: se há esforço, algo está errado. Sua imagem deve ser sua essência, algo como a melhor versão de você mesma, sem copiar alguém ou buscar ser quem você não é. Um trabalho de reflexão e autoconhecimento é importante para não cair na armadilha de criar um personagem a ser desmascarado a qualquer momento. Se você aparenta ser algo que não é na essência, sua credibilidade cai por terra.

Cuidar dessa área deve partir de você e ser algo natural e prazeroso. Com o tempo e com cuidados diários, você acaba descobrindo seus gostos genuínos, suas inspirações, o que funciona para sua rotina, o que vale seu dinheiro, o que te deixa bem e, assim, vai moldando o seu visual. Nunca por obrigação ou da noite para o dia. Tenha seu tempo. Tenha paciência e se dedique mais a você. Cuide do seu reflexo da mesma maneira que cuida da sua alimentação, da sua casa, dos seus relacionamentos, do seu trabalho e note: o modo como você vive e como você está por dentro, é exatamente o modo como você se mostra para o mundo.

Encontre o seu belo e desfrute-o!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>