Stephanie Diniz

Stephanie Diniz é Bacharel em Direito e apaixonada por moda. Formou-se em Consultoria de Imagem e Etiqueta Social pelo SENAC São Paulo e coolhunting pela Panamericana – Escola de Arte e Design.

Combinação de cores: Círculo cromático

Você já sabe dos efeitos negativo e positivo das cores, que podem evidenciar sua beleza ou acentuar as imperfeições. Agora você só precisa aprender a combiná-las. Combinar as cores parece uma tarefa simples, mas existem diversos conceitos e mensagens por trás do fato de juntar os tons. Uma forma de ajudar a escolher as cores para a produção é com a utilização do círculo cromático.

c

Você percebeu que as cores representadas no círculo ficam mais claras conforme se aproximam do centro? Isso é que chamamos de valor (ou profundidade) da cor. Quanto mais longe do centro, mais ela é escura. Quando mais perto, maior a presença do branco.

A presença de branco, preto, cinza ou outra cor complementar, também determina a saturação (ou intensidade) da cor. Quanto maior a mistura, mais opaca ela será. Se a cor tiver menos mistura, maior será seu brilho. O brilho ou a opacidade da cor é determinado pela sua pureza.

A temperatura da cor também é determinante para o tipo de pele. Algumas pessoas ficam mais bonitas com cores frias, ou seja, as que mais se aproximam do azul e outras ficam melhores com cores quentes, que são aquelas que mais se aproximam do amarelo.

Do ponto de partida do círculo cromático, você pode fazer as seguintes combinações:

 Cores análogas

São as cores que ficam lado a lado no círculo, como laranja e amarelo, azul e violeta, etc. Criam combinações de baixo contraste e harmoniosas. Você pode inclusive usar mais de duas cores análogas em um mesmo look.

análogas ap

Cores complementares

São as cores que ficam opostas no círculo. Verde e vermelho, amarelo e violeta, laranja e azul. Usar duas cores complementares cria um alto contraste e uma produção mais chamativa.

complementares ap

Tríade

Aqui você realiza a combinação de três cores que formam um triângulo no círculo cromático. Amarelo, vermelho e azul ou verde, laranja e violeta. É uma combinação de alto contraste e bem dramática, principalmente se for usada em blocos. Se a ideia não for chamar tanto a atenção, faça a combinação tríade nos detalhes, como bolsa e sapato.

tríade ap

Quadrangular

A ideia é de combinar quatro cores com duplas de cores complementares no círculo, formando uma cruz, ou um “X”. Amarelo + Violeta +Azul + Vermelho ou Laranja + Azul + Verde + Violeta. Você pode usar o mesmo truque da combinação de três cores e se utilizar de acessórios para formar a combinação quadrangular.

quadrangular ap

Monocromática

O look monocromático não precisa ser composto apenas pelo mesmo tom. Ele pode ter variações de uma mesma cor, conforme ela é apresentada no círculo. Ou seja, o look monocromático também pode ser formado por diversas profundidades de uma mesma cor.

monocromática ap

Informação extra: As cores neutras são assim classificadas em razão do equilíbrio de temperatura, ou seja, de presença de azul e amarelo. Não são quentes nem frias, portanto. Como todas as cores neutras podem ser combinadas entre si, pode ser mais fácil para quem não tem muita coragem de ousar fazer uma produção com três ou quatro cores destes tons.

 

One thought on “Combinação de cores: Círculo cromático

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>